GRÁFICO DE CLAREZA DE DIAMANTE
Gráfico de clareza de diamante com definição de limpeza para os olhos
Na análise do Diamond 4Cs, a clareza avalia a relativa liberdade de uma pedra preciosa de inclusões e manchas. Existem 11 graus de clareza diferentes que descem gradualmente do impecável. No entanto, apesar da análise gemológica matizada, muitos compradores só querem saber, é “limpo de olhos?”
11 graus de clareza
Como flocos de neve, cada diamante é diferente. Alerta de spoiler: mesmo diamantes perfeitos, classificados com ampliação de 10X, podem exibir características quando você aumenta o zoom para 20X, 30X ou mais. Os gemologistas consideram a visibilidade em 10X, juntamente com o número, tamanho, cor, natureza e localização de suas inclusões e manchas ao decidir o grau de clareza do diamante. Por exemplo, um diamante que tenha vários cristais grandes e opacos agrupados sob a mesa será relegado a um grau muito mais baixo do que um diamante com um único ponto minúsculo escondido perto da borda.
“Quem se importa com essas coisas?”
Todos se preocupam com isso, exceto, talvez, o consumidor final. Mineradores de diamantes, comerciantes brutos, produtores, laboratórios de classificação, atacadistas e joalheiros profissionais não se preocupam apenas com esses detalhes, cada um dos 11 graus de clareza afeta o valor de um diamante de maneira diferente. O grau de clareza previsto é calculado no preço que os mineradores e os comerciantes brutos cobram dos produtores. O grau de clareza final será determinado por um laboratório de classificação, e esse grau, juntamente com os outros Cs, determina o valor do diamante no resto do caminho, do atacadista ao joalheiro e ao consumidor.
“…Ok, mas o diamante é OLHO LIMPO?”
Essa é a coisa. Muitas pessoas só querem saber se verão algo no diamante que estão considerando. Ao fazer compras nas lojas, a pergunta é rapidamente respondida olhando para o diamante. Com mais e mais pessoas pesquisando e comprando online, no entanto, a pergunta não é tão fácil de responder. “Vou ver algo neste diamante ou não?” Ou seja, será “limpo para os olhos?”
Lesedi La Rona de Laurence Graff, Crédito: Graff
Definição de Limpeza dos Olhos
A avaliação tradicional dos 4Cs não foi projetada para avaliar se uma pessoa pode ver suas inclusões. A visão humana varia: Distância, direção de visão e iluminação também afetam se as inclusões de um diamante podendo ser vistas por uma determinada pessoa. No entanto, enquanto o IGI e outros laboratórios não fazem um julgamento claro, uma pesquisa de gemologistas pela comunidade PriceScope.com resultou neste consenso:
“Nenhuma inclusão é visível a olho nu quando vista da posição voltada para cima em luz do dia equivalente ou iluminação fluorescente entre 6-12 polegadas do olho usando visão 20/20.”
Gráfico de clareza da limpeza dos olhos
Por essa definição: Quando graduados de acordo com os padrões internacionalmente aceitos, os diamantes com lapidação brilhante com claridade VS2 e superior são confiáveis e limpos para os olhos. Para formas que mostram inclusões mais facilmente, como cortes escalonados como esmeraldas, a clareza do VS2 deve ser verificada caso a caso. Para os brilhantes redondos com peso superior a 3,00 quilates, os diamantes VS2 também devem ser verificados caso a caso.
Tesouro escondido
Os compradores determinados que procuram diamantes limpos muitas vezes encontram “tesouros escondidos” nos graus SI1 e SI2 – diamantes sem inclusões visíveis, tão limpos quanto os diamantes VS, VVS e Flawless a olho nu, por um gasto muito menor. SIM!
Entretanto a visão humana varia. É por isso que a definição de limpeza dos olhos dada acima estipula visão 20/20. Esta é a acuidade visual normal (ver a 20 pés o que deveria ser visto a essa distância). Algumas pessoas têm maior acuidade do que o normal e podem perceber detalhes sutis que uma pessoa comum não consegue detectar. Alternativamente, aqueles com acuidade visual mais fraca podem ter dificuldade para detectar o que uma pessoa comum pode ver. Pessoas míopes (míopes) também tendem a ter maior experiência ao longo da vida fazendo análises de perto do que aquelas que são hipermetropias (hiperopias) e podem ser mais sensíveis à clareza do que pessoas com acuidade visual normal.
Clareza e idade avançada
Ótima notícia para todos com 50 anos ou mais. Todos os seres humanos estão sujeitos aos efeitos da presbiopia à medida que envelhecemos. Este é um grau crescente de hipermetropia causada pela perda de elasticidade da lente do olho. É por isso que você pode não ser mais capaz de ler a impressão em um centavo – mas também significa que muitas das inclusões de diamantes que você poderia identificar em seus 20 e 30 anos agora serão invisíveis. SIM NOVAMENTE!
Processo de classificação de clareza
Um gemologista analisa a clareza olhando para baixo através do topo da pedra com uma ampliação de 10 vezes. Todas as inclusões e manchas vistas em potência 10 são consideradas ao decidir o grau de clareza.
- Uma pedra preciosa sem características visíveis com ampliação de 10 potências é considerada impecável, e uma pedra preciosa com manchas na superfície, mas sem inclusões, pode ser classificada internamente sem falhas.
- Uma pedra com características diminutas, difícil de encontrar mesmo com 10 de potência, está Muito Muito Ligeiramente Incluída. O VVS1 está mais próximo do impecável, seguido pelo VVS2, que ainda é bastante raro.
- Uma pedra com características menores vistas em ampliação de 10 potências, está muito ligeiramente incluída, também dividida em VS1 e VS2.
- Uma pedra com características rapidamente perceptíveis a 10 de potência é Ligeiramente Incluída, dividida em SI1 e SI2.
- E, finalmente, pedras com características grandes ou abundantes o suficiente para serem óbvias com ampliação de 10 vezes (e possivelmente sem ampliação) são consideradas “Incluídas”. Dividido em I1, I2 e I3.
Além da visibilidade com ampliação de 10 vezes, os gemologistas também consideram a localização, o número, a cor, o tamanho e a natureza das inclusões e manchas ao decidir o grau de clareza final.
Aplicado de forma prática: a natureza de um pontinho (como uma pequena mancha) é benigna, mas a natureza de uma pena (uma rachadura no cristal) pode reduzir o grau de clareza além de suas implicações de visibilidade – potencialmente para os graus mais baixos de “Incluídos”, caso ameaça a durabilidade do diamante.
Todos os direitos e imagens reservados a IGI – International Gemological Institute