Conheça os 8 principais tipos de correntes de ouro e se apaixone
O ouro simboliza, a muitos e muitos anos, poder e prestígio, e umas das joias que mais representam essa linda historia são as correntes e colares. A atemporalidade, beleza e tradição das correntes de ouro encantam homens e mulheres de todas as gerações.
Sendo para usar sem nenhum pingente ou para expressar alguma simbologia, as correntes fazem parte do nosso dia a dia e, com as alianças, são as joias mais usadas pelos amantes do ouro.
Conheça os 8 tipos de correntes.
1. Corrente de ouro com malha Groumet
Esse é um dos tipos de corrente mais populares. A corrente é composta de elos longos, que podem até mesmo serem duplos, com uma característica bem marcante. São elos com espessura mais grossa.
A malha Groumet é uma das mais procuradas nas joalherias, por se tratar de uma peça versátil, com elos longos e com espessura grossa. Eles também podem se apresentar um pouco entortados ou achatados, recebendo um detalhamento sofisticado e moderno.
Esse acabamento permite que a joia confira um toque liso, confortável para usar no dia a dia e combinar com outros itens.
2. Corrente de ouro com malha do tipo Cadeado
A corrente Cadeado ou Cartier foi criada por Louis Cartier e é dona de um estilo muito único. A Cartier foi precursora de muitas ideias incríveis que se tornaram ícones na alta joalheria. Uma delas foi justamente esse tipo de corrente.
Na corrente Cartier, os elos são levemente achatados e, ao longo de toda corrente, eles geralmente são do mesmo tamanho. Os elos são simétricos, compridos e arredondados. Elas se unem em um entrelace elegante, que adiciona um toque de requinte à sua composição de joias.
E um dos modelos mais preferidos pelos homens, mas nos últimos anos tem sido muito requisitado pelas mulheres, após muitas estrelas utilizarem.
3. Corrente de ouro com malha Veneziana
A corrente Veneziana é o tipo mais clássico de corrente utilizada na joalheria. Sua principal característica são os elos retos e agrupados, formando uma corrente com aberturas mínimas. Ela compõe bem com praticamente todos os tipos de joias.
Atualmente podemos ver alguns modelos do estilo Veneziana com o elo alongado, ficando muito semelhante ao estilo Cadeado. A malha Cadeado é a malha mais apreciada pela maior parte dos amantes da joalheria.
4.Corrente de ouro com Elo Português
A Corrente do tipo Elo Português é sempre uma opção delicada e diferente. Sua principal característica são os elos bem redondos e pequenos. A forma circular de cada elo é bem clara.
Clássica, a corrente de ouro com malha Portuguesa possui elos arredondados e intercalados na vertical e na horizontal. O modelo é muito buscado para compor looks mais formais e em pulseiras. A malha Elo português é muito confortável e se adapta a qualquer proposta de look. Um estilo que deve estar presente em qualquer porta-joias.
5.Corrente de ouro com Elo Português
A Corrente do tipo Elo Português é sempre uma opção delicada e diferente. Sua principal característica são os elos bem redondos e pequenos. A forma circular de cada elo é bem clara.
Clássica, a corrente de ouro com malha Portuguesa possui elos arredondados e intercalados na vertical e na horizontal. O modelo é muito buscado para compor looks mais formais e em pulseiras. A malha Elo português é muito confortável e se adapta a qualquer proposta de look. Um estilo que deve estar presente em qualquer porta-joias.
6. Corrente de ouro com malha de Corda
As correntes de ouro em malha de Corda são compostas por elos bem unidos, de forma retorcida, que se assemelha a uma corda. Também conhecidas como cordão baiano, essas joias podem ser encontradas em diferentes espessuras, das mais delicadas e finas às robustas e grossas para composições cheias de personalidade.
7. Corrente de ouro com malha Singapura
A corrente Singapura é formada por um conjunto de elos ovalados interligados ornando com elos retorcidos ou tortos dando um efeito super bacana de torcido. É um dos estilos mais tradicionais. Finos, eles conferem um estilo bem despojado, vanguarda muito desejado principalmente pelas mulheres.
8. Corrente de ouro com malha Fígaro ou Piastrine
O modelo de corrente de ouro Piastrine é sem dúvida algo diferenciado, seus elos são achatados e todos juntinhos formam uma linda malha, você encontra esse modelo em diversos tamanhos e espessuras.
É um estilo de malha bem clássica e tradicional, ela se forma a partir de três pequenos anéis unidos a um elo maior, podendo ser encontrada em diferentes espessuras e estilos. Também conhecida como “Figaro”, ela compõe combinações sofisticadas tanto para mulheres quanto para homens.
Que tipo de corrente de ouro é mais resistente?
As correntes atuais podem ser maciças ou ocas e isso pode definir a questão da sua resistência. Os modelos maciços são mais fortes, porém com a ajuda de novas tecnologias, as correntes ocas estão muito resistentes também.
As correntes de ouro mais resistentes são 18K, elas são as mais comercializadas no mercado brasileiro e possuem uma ótima resistência e durabilidade. Outro ponto muito importante na escolha da sua corrente é o tipo de fecho, pois isso pode impactar na qualidade da joia e, por consequência, na durabilidade
A Coliseu possui uma grande tradição de mais de 55 anos no mercado joalheiro e por isso sua linha de correntes é fabricada pelas melhores maquinas e experts existentes no mundo.
Continue no blog da Coliseu e acesse os conteúdos sobre dicas e cuidados com os seus itens de joalheria. Já no e-commerce, você confere a nossa seleção cuidadosa de artigos como brincos em 10k, colares, pulseiras e muito mais para aumentar a sua coleção de joias em ouro.
Fonte: https://blog.coliseu.com.br/2024/02/06/tipos-de-corrente-de-ouro
“Ótima matéria! A explicação sobre os diferentes tipos de correntes de ouro é super útil e esclarecedora. Agora, quando eu for escolher uma corrente, vou saber exatamente o que procurar e o que cada tipo oferece. Muito obrigado por compartilhar essas informações!”