AS PRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS PARA COMEÇAR A INVESTIR
Investir em pedras preciosas não é para todos. Gemas raras têm um excelente registro de aumento de valor ao longo do tempo. Quando outros investimentos estão em declínio e a moeda está perdendo valor, as pedras preciosas tendem a ser uma reserva confiável de valor, eles são compactos, portáteis e privados.
Embora as gemas não sejam tão líquidas quanto outros investimentos, uma gema de alta qualidade manterá seu valor. Em geral, a demanda global por gemas finas excede a oferta, e os preços das gemas sobem principalmente ao longo do tempo.
RUBI
O rubi fino é a mais rara de todas as gemas coloridas, e o rubi birmanês tem sido a principal gema de investimento. Rubis birmaneses finos não aquecidos em tamanhos maiores atraem preços altos. Vermelho vivo, conhecido como sangue de pombo, é o mais valioso. Os rubis tendem a ter inclusões, então a intensidade da cor é mais importante do que a clareza.
Rubis Naturais facetado. Foto: PrimeGems
Os rubis da Birmânia são de longe os mais valiosos, mas os rubis finos não aquecidos de outros locais, como Madagascar, Moçambique e Tanzânia, estão aumentando em valor.
SAFIRA
A safira azul é a segunda pedra colorida mais popular para investimento. As safiras mais raras e valiosas são da Caxemira, mas nenhum material novo foi extraído lá em mais de um século. A segunda mais valiosa é a safira da Birmânia, seguida por pedras do Ceilão e Madagascar. Safiras de cores extravagantes, amarelo, rosa e padpardascha são populares.
Safira azul gota 0.23 cts. Foto: PrimeGems.
ESMERALDA
O mercado de esmeraldas tem sofrido turbulência como resultado de tratamentos com resinas artificiais, mas esmeraldas finas e não tratadas continuam sendo investimentos confiáveis. As esmeraldas colombianas, principalmente em tamanhos maiores, continuam sendo as mais valiosas, seguidas pelas melhores esmeraldas brasileiras.
Esmeralda encontrada na Bahia. Foto: Ignius – Laboratório Gemológico.
Esmeraldas de alta qualidade também estão sendo extraídas na Zâmbia. As esmeraldas de grau de investimento não devem ser tratadas.
ESPINÉLIO
Spinel é um recém-chegado relativo como uma jóia de investimento. As cores de espinélio mais valiosas são vermelhos, rosa choque e laranja chama. Os espinélios birmaneses vermelhos e os espinélios vermelho-rosa neon de Mahenge, na Tanzânia, têm o melhor potencial de investimento.
Espinélio Vermelho. Foto: Google.
O espinélio não é totalmente tratado e os preços das peças finas aumentaram significativamente nos últimos 5 anos.
TSAVORITE GARNET
Tsavorite Garnet é uma gema rara que começou a desafiar a esmeralda como a mais fina das gemas verdes. Ao contrário da esmeralda, a tsavorita sempre não é tratada. Tem mais brilho do que a esmeralda devido ao seu maior índice de refração.
Tsavorite Garnet 5.01cts Origem: Quênia. Foto:Gem Keepers
As granadas tsavoritas com mais de 2 quilates são muito raras, e pedras finas com mais de 4 quilates são excepcionalmente raras. As cores variam do verde menta ao verde cromado profundo.
SPESSARTITE GARNET
Spessartite Garnet é uma granada laranja brilhante colorida por manganês. Os melhores exemplos, conhecidos como Mandarin Garnet, são uma laranja pura que é uma das cores mais vivas do mundo das pedras preciosas.
Spessartite Garnet oval em corte brilhante, 3,64 cts, 10,1 x 8 mm, Moçambique. Foto: The Gem Trader.
Espécimes de laranja pura são muito raros. Eles vêm principalmente da Nigéria e da Namíbia. Pedras grandes e limpas são valiosas e exibem um brilho notável.
ALEXANDRITA
Alexandrita é um crisoberilo raro que é popular entre os colecionadores por sua impressionante mudança de cor e excelente dureza (8,5 na escala de Mohs). A Alexandrita foi descoberta pela primeira vez na Rússia. Alexandrita de alta qualidade vem do Brasil, com material de qualidade média da Tanzânia.
JADEÍTE
A jadeíte verde-esmeralda fina e translúcida é conhecida como Jade Imperial. Essa joia rara é encontrada principalmente na Birmânia (Myanmar) e é cobiçada por colecionadores de todo o mundo, principalmente na Ásia.
Jadeíta tipo C. Foto: Gemic
A jadeíte tipo A é a jadeíta birmanesa natural não tratada, cuja cor é 100% natural. Apenas a jadeíta certificada desta qualidade é considerada digna de investimento.
TOPÁZIO
O topázio mais raro conhecido é chamado de topázio imperial e sua única fonte é a área de Ouro Preto em Minas Gerais, Brasil. Este topázio é laranja-dourado a laranja a rosa, vermelho-rosado ou violeta.
Topázios 39,1 Cts. Formato Gota. Foto: PrimeGems.
A cor deve ser totalmente natural, sem realce por calor ou outros métodos. Pedras com um toque de rosa ou vermelho são as mais valiosas, com um topázio natural vermelho puro contando como extraordinário.
TURMALINA PARAÍBA
A turmalina Paraíba é uma variedade rara de turmalina com cobre, com um brilho característico de néon. Foi descoberto pela primeira vez no estado brasileiro da Paraíba em 1989. Desde então, pequenos depósitos foram encontrados na Nigéria e em Moçambique.
Turmalina Paraíba. Foto: Ignius – Laboratório Gemológico.
A paraíba brasileira continua sendo a mais valiosa, mas a cor e a claridade são mais importantes do que a origem dessas gemas raras. Turmalinas paraíba limpas com cores vivas são as mais valiosas.
Ao comprar gemas para investimento, é fundamental comprar gemas de primeira qualidade. Pedras de qualidade comercial de baixa qualidade são inúteis para o investidor. Gemas finas se distinguem por cores vivas e intensas, clareza excepcional e excelente corte. Compre o melhor absoluto e ignore o resto, é dinheiro investido, não gasto.
Fonte: www.highlifelivingluxury.blogspot.com