Quatro dicas para identificar uma falsificação em um leilão de joias
Os leilões podem ser um ótimo lugar para encontrar um bom negócio em artigos de joalherias e relógios. Na modalidade é possível encontrar anéis, brincos, colares, pulseiras, pedras preciosas, diamantes, barras de ouro, moedas e até peças como relógios e canetas de grife. São artigos que brilham aos olhos de colecionadores ou de quem deseja comprar uma joia finas e de luxo com preços bem abaixo do mercado.
Os leilões de joias podem ser judiciais, onde os artigos são oriundos de uma penhora de bens por determinação judicial. E, também, há a categoria extrajudicial, que acontece sem processo na justiça, ou seja, por livre e espontânea vontade dos seus comitentes, que podem ser pessoas físicas, lojas, joalherias, bancos e entre outros.
Pensando em participar do seu primeiro leilão, mas está com dúvida se a peça em que está interessado é real? Aqui estão algumas dicas para ajudar você a identificar uma falsificação em um leilão de joias:
Examine a peça de perto
As joias verdadeiras são produzidas com metais nobres, como ouro, prata, diamantes, etc., que tem durabilidade e qualidade muito maior do que as que são feitas com materiais inferiores, entre eles, plástico, acrílico e strass, como as bijuterias e semijoias. Então, a primeira dica, examine de perto que, com certeza, você conseguirá identificar se é verdadeira ou fake.
Pergunte a um especialista
Se ainda não tiver certeza, peça uma segunda opinião de um joalheiro ou avaliador qualificado. Esses profissionais realizam testes específicos para identificar qual o material é feito a peça. Uma característica das joias feitas com metais nobres é as pedras serem cravadas, o que garante que não se soltem.
Verifique se há sinais de danos ou desgaste
Joias antigas genuínas, que são passadas por gerações, geralmente mostram alguns sinais de idade.
Faça sua pesquisa
Mas, muita atenção, se há peça há desgaste não significa, necessariamente, que ela é verdadeira. Faça uma pesquisa e saiba qual deve ser a aparência da peça em que você está interessado e compare-a com a peça do leilão.
Hora do lance
Após fazer toda essa análise, é hora de ofertar o seu lance pelo bem. Nos casos de leilões presenciais, compareça no dia e horário no local do leilão munido de documentos pessoais para fazer o cadastro. Em leilões online, o interessado deve realizar o cadastro no site e ser habilitado. O próximo passo é escolher o lote que deseja arrematar. Para isso, vá até a barra de busca do site, digite a palavra-chave do item que quer comprar, por exemplo: relógio ou colar e clique em buscar, uma lista com os lotes disponíveis vai aparecer e, por fim, é só selecionar e ofertar o seu lance. Após dar o seu lance, você poderá consultar os resultados do leilão e verificar se conseguiu arrematar na área do cliente.
A importância de contar com uma leiloeira de confiança
Seguindo essas dicas, você pode evitar ser aproveitado em um leilão de joias. Porém, é muito importante que você faça negócio em uma leiloeira de confiança. Além de evitar que caia em golpes, ao optar participar de uma disputa em uma gestora de credibilidade você tem segurança de que está arrematando um objeto de valor, verdadeiro e de proveniência comprovada.
Fonte:https://blogmilan.com.br/quatro-dicas-para-identificar-uma-falsificacao-em-um-leilao-de-joias/